Previous
Next

CONTRA A VIOLÊNCIA E O ASSÉDIO, ADUENF CRIA NÚCLEO DE APOIO ÀS MULHERES DA UENF

A ADUENF deu um importante passo na prevenção e combate à violência e ao assédio no ambiente universitário. Na terça-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foi oficialmente criado o Núcleo de Apoio às Mulheres da UENF. O objetivo será oferecer apoio e orientação às professoras, alunas, técnicas e terceirizadas que estejam passando ou tenham vivenciado situações de assédio sexual, moral ou estejam sofrendo qualquer outra condição que torne difícil sua convivência no trabalho ou nos estudos.

O lançamento do Núcleo aconteceu durante uma roda de conversa sobre o tema, mediada pela assessora jurídica da ADUENF, Veronica Triani. O público presente participou com perguntas e teve a oportunidade de compartilhar depoimentos sobre experiências de assédio já vivenciadas.

– Muitas mulheres têm medo de sofrer retaliação ao se posicionar e denunciar casos de violência e assédio. A gente quer ajudá-las e orientá-las a agir da melhor forma para se preservar e garantir que consigam trabalhar com tranquilidade – explica a professora Caryne Braga, 1ª secretária da Associação e autora do projeto. “Além disso, a gente quer promover rodas de conversa e debates, trazer mulheres para falar, permitir que o Núcleo seja um ponto onde as mulheres possam se encontrar dentro da UENF e formar um grupo de apoio”.

Na avaliação de Veronica Triani, o Núcleo de Apoio às Mulheres da UENF será um espaço seguro para abordar um tema que ainda é difícil de ser exposto. “A grande maioria das pessoas que sofre assédio não consegue falar, por diversos motivos. Às vezes por medo de represálias, às vezes por questões internas, às vezes por não existir um espaço onde se sinta segura. Ter um espaço de acolhimento é demonstrar que, dentro da UENF, há pessoas que se importam e que vão fazer uma escuta atenta, sem julgamento”.

Se você sofre algum tipo de violência, não se cale. Conte com a ADUENF.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts Recentes