Previous slide
Next slide

8 DE NOVEMBRO: UM DIA DE MOBILIZAÇÃO PELOS DIREITOS DOS DOCENTES E SERVIDORES ESTADUAIS

O dia 8 de novembro foi de mobilização por recomposição salarial, luta pela Educação e valorização dos servidores públicos estaduais. A ADUENF realizou ações de panfletagem na entrada da UENF e no Centro de Campos, convidando os servidores e a população a se engajar nesta luta. Também participou de um ato público no Centro do Rio de Janeiro e esteve presente, junto a diversas representações sindicais, de uma reunião com um representante do Governo do Estado.

A pauta unificada dos docentes do estado do Rio de Janeiro inclui diversos pontos. Entre eles, o pagamento da recomposição salarial de 6,5% referente a 2023, prevista pela Lei 9.436/2021, que não foi paga pelo governador Cláudio Castro. Além disso, a categoria defende uma contrapartida aos novos servidores estaduais para suprir a perda dos triênios, prevista pelo Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

Pela UENF, a pauta defende a aprovação imediata do novo Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCV) dos docentes e funcionários do quadro técnico e administrativo, com seu destravamento na Casa Civil do Estado do Rio. Defende também a realização de perícias para a implementação da insalubridade aos docentes que fazem jus a este direito. Da mesma forma, cobra-se o cumprimento imediato dos enquadramentos e progressões já publicados no Diário Oficial do Estado.

Coletivamente, os servidores da Educação pedem, ainda, o reajuste das bolsas dos docentes-tutores da Fundação CECIERJ, com a colocação em pauta do Projeto de Lei 430/2023, de autoria dos deputados estaduais Elika Takimoto (PT) e Jari Oliveira (PSB). Outros pedidos são a realização de concursos públicos e dedicação exclusiva para os docentes de ensino superior da FAETEC e dedicação exclusiva aos docentes da UERJ, em respeito à Lei 8.265/2018.

 

REUNIÃO NO RIO

Na parte da tarde, o professor Jefferson Rodrigues de Souza, 2º tesoureiro da ADUENF, participou de uma reunião com o subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação Edgar Leite. Agendado pelo ANDES-SN e contando com a participação de diversas representações sindicais de servidores do estado, o encontro teve como objetivo apresentar a pauta unificada e cobrar uma posição do Governo do Estado.

A conversa teve resultados. Ao final, foi aberto um canal de comunicação entre a secretaria e os sindicatos dos servidores estaduais. Definiu-se também a criação de grupos de trabalho para discutir tecnicamente cada demanda.

Presente à reunião, o deputado estadual Professor Josemar (PSOL) se comprometeu a buscar um canal de diálogo com o presidente da ALERJ, Rodrigo Bacellar, a fim de intermediar a abertura de diálogo com o governador Cláudio Castro.

O dia terminou com um grande ato público no Buraco do Lume, no Centro do Rio.

A luta é grande, porque são muitos direitos dos docentes em jogo. Mas a ADUENF segue firme e confiante em colher bons frutos a partir desta mobilização.

 

Foto: Vitor Hugo Macedo

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes