Para marcar o Dia Internacional da Mulher, a ADUENF promoveu nesta quarta-feira, dia 8 de março, um café da manhã especial para as professoras e terceirizadas da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).
Além de ser um momento de confraternização, foi também uma oportunidade de compartilhar temas importantes à vida das mulheres. As convidadas receberam cartilhas do ANDES-SN abordando temas como o racismo, o machismo e a defesa dos direitos das mulheres, indígenas, população negra e LGBTQIA+.
– Este é um dia de luta, mas também de celebração – disse a professora Raquel Garcia, presidente da ADUENF. Ela lembrou que, em 8 de março de 1911, mulheres foram trancadas e queimadas numa fábrica dos EUA por fazerem greve. Em 1917, na Rússia, 90 mil operárias foram às ruas protestar por melhores condições de trabalho e de vida, pois tinham longas jornadas de trabalho, recebiam muito menos que os homens e não tinham direito a voto.
Raquel elogiou o trabalho das terceirizadas da UENF – que muitas vezes não são lembradas nos eventos comemorativos, mas que são fundamentais para manter o bom funcionamento da universidade. “Neste ato, reconhecemos a importância dessas mulheres para a UENF e colocamos nossa sede à disposição para ouvi-las. Além de sermos uma associação de docentes, somos um sindicato da classe trabalhadora”.
As terceirizadas elogiaram a iniciativa. Achei a recepção muito boa”, disse Abigail de Oliveira da Conceição, funcionária da limpeza, que afirmou nunca ter participado de um evento como esse pelo Dia Internacional da Mulher. Ela também apoiou a campanha de conscientização contra o assédio, o machismo e o racismo.
Atuando no setor de limpeza, Valquíria Paulino também aprovou a iniciativa. Segundo ela, é importante conversar com outras mulheres e compartilhar situações de desrespeito que ainda ocorrem no dia a dia. “Achei maravilhoso. É a primeira recepção que temos assim, eu amei”, disse a terceirizada Carla Batista Matos Maia.
A ADUENF trabalha sempre com este propósito: contribuir com uma sociedade mais justa e por igualdade de direitos entre os gêneros.
Parabéns, mulheres! Sua luta é também a nossa!