No dia 3 de julho, representantes da Associação dos Docentes da UENF (ADUENF), Associação dos Docentes da UERJ (ASDUERJ) e ANDES-SN tiveram uma agenda de reuniões com parlamentares da bancada Fluminense na Câmara dos Deputados. O objetivo foi pedir apoio à recomposição salarial dos servidores do Executivo Estadual, inserção do funcionalismo estadual na discussão sobre o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e fortalecimento da Frente Parlamentar Mista em apoio ao serviço público do Estado do Rio de Janeiro.
Os docentes foram recebidos pelos deputados federais Chico Alencar (PSOL), Glauber Braga (PSOL), Ivan Valente (PSOL), Pastor Henrique Vieira (PSOL), Reimont (PT), Samia Bomfim (PSOL), Sargento Portugal (PODE) e Talíria Petrone (PSOL). Todos receberam uma cópia do “Manifesto dos Servidores do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro”, lançado no dia 16 de maio.
Participaram das visitas o 2º tesoureiro da ADUENF, Jefferson Rodrigues de Souza; a 1ª tesoureira da Regional Rio de Janeiro do ANDES-SN, Raquel Garcia; a presidente da ASDUERJ, Amanda Moreira; e o 2º vice-presidente da ASDUERJ, Frederico Irias. O grupo também se reuniu com a 1ª vice-presidente do ANDES – Sindicato Nacional, professora Raquel Dias, que disponibilizou a assessoria parlamentar do ANDES-SN para auxiliar na organização da agenda de trabalho em Brasília.
Motivado por nossos representantes, o deputado Chico Alencar disse, em discurso no plenário da Câmara, que os servidores do estado do Rio de Janeiro não podem servir de bode expiatório para o ajuste fiscal. “Eles (… os servidores) não aceitam que serviços públicos estruturantes sejam responsabilizados pela crise fiscal federativa”, destacou o parlamentar. “O serviço público só existe – carne, nervo, vida, seiva – com o servidor e a servidora pública”.
O professor Jefferson Rodrigues considerou bastante positiva a jornada no Congresso Nacional, que fortalece a luta dos docentes da UENF. “A gente gostaria de realizar um agradecimento especial ao ANDES-SN, que, por meio de sua assessoria parlamentar, viabilizou todo o nosso trabalho em Brasília”.
Alguns encaminhamentos foram aventados pelos deputados federais, como a possibilidade de retirada do Setor de Ciência e Tecnologia do Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Os deputados visitados se comprometeram a participar da frente parlamentar única em prol dos servidores do Estado do Rio de Janeiro e a defender a inserção dos servidores na discussão sobre o novo RRF.
Em paralelo, o “Movimento Recomposição Salarial, Já”, formado por representantes sindicais de diversas categorias, está participando ativamente de reuniões junto ao Governo do Estado, dando continuação à mesa de negociação aberta no dia 19 de junho, após um ato dos servidores em frente ao Palácio Guanabara.