Previous slide
Next slide

66º CONAD INTENSIFICA LUTA POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO E DEMOCRACIA NAS UNIVERSIDADES

As lutas das universidades estaduais por mais orçamento, melhores condições de trabalho e realização de concursos públicos foram alguns dos temas debatidos durante o 66º CONAD, promovido pelo ANDES-SN nos dias 14, 15 e 16 de julho em Campina Grande (PB). O movimento dos docentes se fortaleceu para tentar revogar uma série de medidas antidemocráticas adotadas no governo Bolsonaro que restringiram os direitos da classe trabalhadora nos últimos quatro anos.

A ADUENF foi representada pela 2ª secretária da associação, professora Renata Maldonado, e pela professora Raquel Garcia, que tomou posse como 1ª tesoureira Regional Rio de Janeiro do ANDES-SN para o biênio 2023-2025. Os nomes das duas foram indicados e aprovados na Assembleia Geral do dia 30 de maio.

Na plenária final do evento, foi aprovada a ampliação da mobilização do Setor das IEEs/IMEs, com a organização de debates sobre o impacto da Emenda Constitucional 95 e do Arcabouço Fiscal no orçamento dos estados e municípios – especialmente nos recursos destinados à educação. Os e as docentes também irão intensificar a luta pelo fim da lista tríplice e a defesa de que os processos eleitorais das IEEs/IMEs se iniciem e encerrem nas instituições.

– Eu quero chamar a atenção sobretudo para o campo da educação pública. Há muitas frentes de luta, como a revogação do Novo Ensino Médio e a discussão da Base Nacional Comum Curricular (BNC) e da BNC-Formação. Precisamos estar articulados neste momento para defender que todos no país tenham acesso ao conhecimento e à cultura escolar – disse Renata Maldonado.

 

Atualização do plano de lutas

Com o tema “Na reorganização da classe com inspiração nas lutas e culturas populares”, o 66º Conad aconteceu na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), contando com a participação de aproximadamente 300 docentes de todo o país. O encontro atualizou o plano de lutas gerais do Sindicato Nacional e suas seções sindicais, considerando o aumento dos episódios de violência em instituições, a ofensiva de ataques da extrema-direita contra a liberdade de ensinar e aprender e as tentativas de criminalizar o trabalho de professores e professoras.

Na plenária final, foram aprovadas a retomada da Frente Escola Sem Mordaça, a realização de uma campanha de valorização dos trabalhadores da educação e a busca pela rearticulação da Coordenação Nacional das Entidades em Defesa da Educação Pública e Gratuita (Conedep) para iniciar a construção do IV Encontro Nacional de Educação (IV-ENE).

Posse da Diretoria do ANDES-SN

O 66º Conad também marcou a posse da diretoria do ANDES-SN para o biênio 2023-2025. Gustavo Seferian, Francieli Rebelatto e Jennifer Webb assumiram, respectivamente, os cargos de presidente, secretária-geral e 1ª tesoureira.

– O ANDES-SN vive o que são os efeitos de um processo de reorganização do mundo do trabalho, da ofensiva dos interesses do Capital, que nos interdita a ter laços de solidariedade, vivência e identificação com os nossos companheiros de trabalho e de luta – pontuou Gustavo Seferian em seu discurso de posse. “Isso passa por enfrentar o que são ainda os efeitos de certa virtualização das nossas atividades de trabalho, a retomada dos nossos espaços em universidades, institutos federais e Cefets”.

O 67º Conad acontecerá em Belo Horizonte (MG), em 2024. Mais uma vez a ADUENF estará presente, levando a voz dos docentes da UENF.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes