Previous slide
Next slide

41º CONGRESSO DO ANDES-SN DECIDE INTENSIFICAR LUTA PELO FINANCIAMENTO DAS ESTADUAIS

O ano de 2023, em que a UENF completa 30 anos de fundação, será marcado pela intensificação da luta pelo financiamento público das universidades estaduais e municipais, a partir da organização de debates com a comunidade acadêmica e audiências públicas internas e externas. Também ganharão força os movimentos pela recomposição das perdas salariais da categoria docente, além da garantia dos direitos de carreira, autonomia universitária e democracia nas instituições de ensino superior.

Estas foram algumas das deliberações do 41º Congresso do ANDES-SN, que aconteceu entre os dias 6 e 10 de fevereiro na Universidade Federal do Acre, em Rio Branco (AC), com o tema “Em defesa da educação pública e pela garantia de todos os direitos da classe trabalhadora”. A ADUENF foi uma das 82 seções sindicais presentes no evento, que contou com a participação de 608 docentes de ensino superior de todo o Brasil.

Nos cinco dias de debate ocorridos na capital acreana, foi aprovado o Plano de Lutas das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino, assim como a realização de dois eventos: a Semana de Lutas das IEEs/IMEs, entre os dias 22 e 27 de maio; e o XIX Encontro do Setor das IEEs/IMEs, no segundo semestre deste ano. Os temas e locais serão definidos posteriormente.

Também foi aprovada a criação de estratégias de divulgação e enraizamento da Campanha “Universidades Estaduais e Municipais: quem conhece defende”. Entre as deliberações, está a rearticulação da Coordenação Nacional das Entidades em Defesa da Educação Pública e Gratuita (CONEDEP) para a construção do IV Encontro Nacional de Educação e a participação do ANDES-SN como observador do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE).

Ao longo do ano, o Sindicato Nacional – com apoio das seções sindicais – vai organizar uma série de debates com o tema “A classe trabalhadora no enfrentamento às políticas da extrema-direita no Brasil e no mundo”.

Com relação à autonomia universitária, as seções sindicais do ANDES-SN, em articulação com as secretarias regionais, lutarão por processos estatuintes no mínimo paritários, buscando a democracia interna e o fim de qualquer interferência do Poder Executivo nas escolhas dos dirigentes das universidades.

 

Pela ADUENF, participaram do 41º Congresso do ANDES-SN a presidente, Raquel Garcia; o 2º vice-presidente, Ricardo Nóbrega; a 1ª secretária, Caryne Braga; o 1º tesoureiro, Carlos Veiga; e a assessora jurídica Veronica Triani.

A 42ª edição do evento, em 2024, será realizada em Fortaleza (CE).

 

 

Carta de Rio Branco

Ao final do Congresso, foi lida a “Carta de Rio Branco”, que sintetizou as deliberações do encontro. O documento destacou a importância da eleição de Lula para garantir a democracia, a vida e o direito de lutar, mas reforça a importância de manter a base mobilizada para revogar as contrarreformas e avançar nas pautas pela categoria.

“O chamamento do 41º Congresso é o de reafirmarmos o lugar do ANDES-SN de onde nunca saiu: das ruas, da independência e autonomia classista, contra todas as formas de exploração e opressões, em defesa da democracia, da educação pública e do trabalho docente. Viva a luta da classe trabalhadora! Viva a luta antirracista, antimachista, antilgbtqiap+fóbica, antifascista, viva a luta dos povos originários. Precisamos avançar muito!”, conclama a Carta de Rio Branco.

 

Eleição do ANDES-SN

Durante o congresso, foram inscritas quatro chapas para a eleição da nova diretoria do Sindicato Nacional do biênio 2023-2025. O professor Carlos Veiga compõe a Comissão Eleitoral Central como suplente. A eleição ocorrerá nos dias 10 e 11 de maio, com a posse ocorrendo durante o 66º CONAD, em Campina Grande (PB), no mês de julho.

 

Desfiliação da CSP-Conlutas

Por 262 votos favoráveis, 127 contra e 7 abstenções, o 41º Congresso do ANDES-SN deliberou pela desfiliação do Sindicato Nacional da CSP-Conlutas. A decisão corroborou a indicação feita durante o 14º Conad Extraordinário, ocorrido em dezembro de 2022 em Brasília (DF). Após a desfiliação, os e as docentes aprovaram a realização, ainda este ano, de um seminário nacional sobre a reorganização da classe trabalhadora. Também foi definido que as secretarias regional, com apoio do GTPFS, promova reuniões e seminários para divulgar a importância das centrais sindicais na organização das lutas em defesa da classe trabalhadora.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes