Previous
Next

PLENÁRIA UNIFICADA DA UENF – A DEFESA DA UNIVERSIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA

A ADUENF, por sua diretoria, convoca seus associados e toda comunidade acadêmica para participar da Plenária Conjunta da ADUENF, organizada pela ADUENF, APG, SINTUPERJ E DCE para discutir os recentes ataques às universidades estaduais e suas comunidades acadêmicas, como o Programa Estadual de Desestatização proposto pelo governo Witzel, o corte de bolsas das ciências humanas promovido pela CAPES, a demissão dos trabalhadores terceirizados e a retomada do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade do triênios dos servidores estaduais.
Os fatos recentes evidenciam que mesmo durante a pandemia o governo Witzel segue atacando o funcionalismo público e em particular as Universidades. A ADUENF tem participado ativamente do Fórum Permanente de Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro.
Na semana passada, em menos de 24 horas, o governo emitiu mensagem sobre desestatização e por volta das 22 horas emitiu outro comunicado afirmando que as Universidades não estariam no foco da privatização. A nota da ADUENF afirma que esta iniciativa é desastrosa uma vez que o servidor foi penalizado com o aumento do desconto previdenciário para 14%. E sequer temos reposição das perdas inflacionárias no período recente.
A luta coletiva das categorias via FOSPERJ foi decisiva para barrar a votação no STF que propunha a retirada de nossos triênios .
Além disto, conseguimos uma importante vitória. O governador Wilson Witzel sancionou recentemente lei que permite a reposição salarial (a considerar as perdas inflacionárias no período). Mesmo em um cenário de pandemia, seguimos atuantes.
Contudo, o governo age de forma questionável ao contingenciar valores de repasse a UENF, UERJ, UEZO. E recentemente, emitiu comunicado sobre as incertezas quanto ao vencimentos dos servidores a partir de julho.
Estas e outros assuntos serão tratados em Plenária ampliada com todas as representações (ADUENF, APG-UENF, SINTUPERJ e DCE) nesta quarta-feira as 16 horas .O link será disponibilizado em nossas páginas meia hora antes do início da reunião.

Acessem nossa página no facebook: https://www.facebook.com/aduenf/

 

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email