Previous
Next

JORNADA DE LUTAS PELO ‘FORA BOLSONORO E MOURÃO’, ACONTECE NESTE FIM DE SEMANA 

Centrais sindicais, movimentos sociais, organizações da sociedade civil e partidos políticos organizam uma jornada nacional pelo “Fora Bolsonaro; Impeachment já”. A mobilização terá um dia nacional de lutas na próxima sexta (10), uma Plenária Nacional Popular online no sábado (11), a partir das 14h, e indica o apoio às manifestações de rua previstas para domingo, 12 de julho.

A CSP-Conlutas e o ANDES-SN participam dessa frente ampla, tanto nas atividades virtuais, assim como nas presenciais que forem possíveis, para as quais será garantido o uso de máscaras e álcool em gel e o distanciamento necessário. Serão protegidos os ativistas e militantes enquadrados nos grupos de risco.

A unidade pelo Fora Bolsonaro reúne as centrais sindicais CUT, Força Sindical, CSP-CONLUTAS, CTB, Intersindical Central; Intersindical Instrumento de Luta, UGT, CSB, CGTB, Nova Central; as Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, Torcidas Organizadas, além dos partidos PT, PSOL, PSTU, PCdoB, UP, PCB, PCO, PSB, PDT, Rede e diversos setores da sociedade civil.

Para a Diretora do Andes – SN, Caroline de Araújo Lima, a agenda do Fora Bolsonaro e Fora Mourão é uma agenda em defesa das nossas vidas: “A necropolítica do governo Bolsonaro vem desvelando o quanto é cruel seu projeto, tendo em vista que estamos chegando a 60 dias sem ter um Ministro da Saúde e da Educação. Isso para o Andes – SN é muito grave. Não há ainda nenhuma política efetiva de enfrentamento a pandemia e nenhuma política que garanta o retorno de qualquer atividade nas universidades, que minimamente garanta nossa biossegurança. A opção do Governo Bolsonaro e Mourão é pela morte ou seleção natural a partir da pandemia.”

 

De fato, a política genocida de Bolsonaro coloca o Brasil no segundo lugar no ranking mundial de óbitos, superando a marca de 68 mil vidas perdidas, ficando atrás apenas dos EUA. Dados que evidenciam o desmonte praticado contra o Sistema Único de Saúde – SUS e os prejuízos causados pela agenda ultraliberal em curso.

– Para nós, esse governo não tem nenhum compromisso com o Sistema Único de Saúde e com a defesa de uma educação pública laica, socialmente referenciada, antirracista… Diante disto, a Jornada de Lutas é fundamental para todos que defendem a educação pública, inclusive as universidades Estaduais e Municipais. É importante lembrar que a LC173, que aprovou repasse de recursos públicos para estados e municípios, condicionou esse repasse ao congelamento de direitos, aos nossos direitos – Destaca Carol Lima.

PLENÁRIA POPULAR NACIONAL UNIFICA TRABALHADORES PELO FORA BOLSONARO E MOURÃO

Dia 11 (sábado), a partir das 14 horas, acontecerá “Plenária Popular Nacional pelo Fora Bolsonaro. Impeachment, já!” Com participação de diversos movimentos sociais e sindicatos de todo o país. A Aduenf transmitirá a realização da plenária pelo facebook.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email