Previous slide
Next slide

FÓRUM DAS ESTADUAIS: DIRETORIAS DA ADUENF E ASDUERJ TÊM PRIMEIRA REUNIÃO NO RIO

Começou a construção do Fórum das Universidades Estaduais do Rio de Janeiro, cujo objetivo principal será a luta pela isonomia de direitos entre docentes das instituições de ensino superior fluminenses. A primeira reunião aconteceu no dia 11 de abril, no Rio de Janeiro, com a participação das diretorias da Associação dos Docentes da UENF (ADUENF) e da Associação dos Docentes da UERJ (ASDUERJ), além da presença de Rosineide Freitas, representante da diretoria do ANDES-SN regional Rio.

Para a presidente da ADUENF, Raquel Garcia, a união de forças em torno de um movimento comum das universidades é fundamental para assegurar a defesa do ensino público e de qualidade.

– Como primeiro passo, a gente pretende fazer uma radiografia do ensino superior estadual para conhecer, fortalecer e também para saber as nossas fragilidades, nossas lutas em comum, defendendo sempre o ensino socialmente referenciado – disse Raquel, observando que o Fórum também pretende envolver a Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) e a Fundação CECIERJ – Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.

A criação do Fórum também é vista pelo presidente da ASDUERJ, Guilherme Leite, como um passo importante. Em sua opinião, a união de forças vai garantir o fortalecimento da luta dos docentes contra ataques do governo estadual, contra as políticas de austeridade e contra os processos de privatização.

– Se não estivermos juntos, estaremos muito mais frágeis no que se refere ao combate e à resistência a governos autoritários que nós temos vivenciado nos últimos anos em nosso estado – disse Guilherme.

A criação do Fórum foi decidida durante o 40º Congresso do ANDES-SN, ocorrido entre os dias 27 de março e 1º de abril, em Porto Alegre (RS). A próxima reunião está marcada para o dia 29 de abril, na sede da ADUENF.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes