Previous slide
Next slide

DEBATE DIA 26/10 MARCARÁ O CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE DARCY RIBEIRO

Se fosse vivo, o professor e antropólogo Darcy Ribeiro, fundador da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) – que leva o seu nome – estaria completando 100 anos na próxima quarta-feira, 26 de outubro. Qual a sua contribuição para a e educação pública e o ensino superior no Brasil? O que falta fazer para que a UENF seja realmente a universidade de excelência que ele idealizou?

Para marcar a data e refletir sobre o legado do professor, a Associação dos Docentes da UENF (ADUENF) vai promover na quarta-feira (26/10), às 17h, em sua sede social, o Debate “UENF: Universidade do Terceiro Milênio, do Projeto à Realidade. O evento será aberto à comunidade.

Foram convidados quatro debatedores: o professor Carlos Eduardo de Rezende, titular do Laboratório de Ciências Ambientais do Centro de Biociências e Bioteotenologia (CBB) da UENF; a professora Olga Lima Tavares Machado, titular do Laboratório de Química e Função de Proteínas e Peptídeos (LQFPP) do CBB; o professor Marcos Antônio Pedlowski, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais do Centro de Ciências do Homem (CCH); e a professora Simonne Teixeira, do Laboratório de Estudo do Espaço Antrópico (CCH).
Dois deles – Carlos Eduardo de Rezende e Olga Machado – chegaram à UENF antes mesmo que a instituição começasse a funcionar e conviveram com Darcy.

– Com certeza será uma conversa muito produtiva para repensarmos os caminhos que a universidade vem adotando nos últimos anos, em muitos casos seguindo em direção contrária ao projeto original de Darcy Ribeiro. Não há melhor maneira para homenagearmos esse grande pensador da educação pública brasileira, que sempre foi um homem à frente do seu tempo – comenta o 2º vice-presidente da ADUENF, Ricardo Nóbrega, que será o mediador do debate.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes