Previous
Next

AUTORAS E VISITANTES CELEBRAM O SUCESSO DA I FEIRA DO LIVRO DE MULHERES DA UENF

Os estilos eram variados – obras científicas e históricas, contos, poemas, etc – mas o objetivo um só: valorizar a produção literária das professoras, alunas e ex-alunas da Universidade Estadual do Norte Fluminense – Darcy Ribeiro (UENF). Realizada no dia 15 de março de 2022, a I Feira de Livro de Autoras da UENF foi um grande sucesso. Promovido pela Associação dos Docentes da UENF (ADUENF), o evento fez parte das comemorações pelo Mês da Mulher.

As obras literárias ficaram expostas ao público durante todo o dia na Sede Social da ADUENF, disponíveis para venda. Diversos alunos e alunas aproveitaram os intervalos das aulas para também prestigiar. Às 15h, uma roda de conversas reuniu as autoras, que tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências na produção dos livros e destacar a importância da participação feminina na produção literária.

Na avaliação da professora Raquel Garcia, presidente da ADUENF, a I Feira de Livros de Autoras da UENF foi uma excelente oportunidade para valorizar o trabalho acadêmico e integrar os diversos setores da universidade, aproximando profissionais dos diversos centros e possibilitando um intercâmbio benéfico. “A cultura transpassa todas as áreas de conhecimento, e a gente sempre cresce quando faz essa interação”, disse a presidente, agradecendo a todas as autoras que participaram da feira e a todas as pessoas que prestigiaram o evento.

“Eu achei maravilhoso, acho que tem que acontecer mais vezes. Parabenizo a ADUENF, porque foi a primeira vez que vi isso na UENF. Foi muito legal saber que tem mais mulheres produzindo seus livros, e isso precisa ser ampliado.”

Maria Clareth Gonçalves Reis – Professora a autora do livro “Mulheres negras e professoras. Suas histórias de vida.”

 

“Achei que as histórias das autoras se interligam, por mais que sejam de áreas diferentes. A gente sempre encontra na história da outra um pedacinho da nossa. Gostei bastante. Estou bem grata pela oportunidade e espero que tenhamos outras feiras para trocar conhecimento e conhecer as obras de outras autoras.”

Adriana Jardim – Professora, membro da Diretoria da ADUENF e autora do livro “Manual de terapêutica em animais domésticos”

 

Achei essa iniciativa da ADUENF muito importante, muito simbólica, por trazer as mulheres para discutir as suas obras, apresentar os seus trabalhos, para a gente conhecer também o trabalho de outras mulheres. Há tanta coisa boa sendo produzida, e a gente precisa compartilhar. Mais uma vez agradeço o convite para participar e parabenizo toda a organização do evento.”

Marusa Silva – Ex-aluna da UENF e autora do livro “Como se fosse da família: Desventuras das babás da elite carioca”

“Foi uma tarde superagradável. Eu parabenizo a ADUENF pela iniciativa. O público foi muito participativo. Foi um prazer estar aqui.”

Kátia Valevski – Professora e autora dos livros “Lascas de lembranças – Grutas na memória” e “Sete amores, setenta e sete poemas”

 

“Essa feira é muito importante para que a gente conheça o trabalho não só das mulheres cientistas, mas das poetas, das contistas, autoras aqui da UENF que têm uma produção de pesquisa, de arte e de literatura.”

Luciane Soares da Silva – Professora, membro da Diretoria da ADUENF e autora do livro “Funk para além da festa”

 

“Achei muito legal porque divulgou livros superimportantes de autoras mulheres. Foi muito bom e deve repetir-se, com outros livros. Que esse evento perdure e não fique só no dia de hoje.”

Maria Cristina Canela – Professora e coautora do livro “Cafeína em águas de abastecimento público no Brasil”

 

“Gostaria de agradecer pela iniciativa da ADUENF por ter promovido este evento para reunir as escritoras, autoras de projetos muito relevantes que foram desenvolvidos aqui na nossa cidade e no estado do Rio. Março é o Mês da Mulher e, quando a gente está junta, a gente se fortalece.”

Paula Cruz Pimentel – Ex-aluna da UENF e autora do livro “Memória, cidade e comércio – Narrativas sobre o Centro Histórico de Campos dos Goytacazes/RJ”

 

“Eu achei incrível. Primeiro pela constatação da participação da mulher na ciência brasileira, da participação da mulher como autora de livros, a criatividade da mulher. Segundo por resgatar aquele professor que está dentro do laboratório o tempo todo e a gente não sabe direito o que ele faz, por poder dividir esse trabalho tão bonito que a gente vê aqui hoje.”

Nadir Francisco Sant’Anna – Professora aposentada da UENF e coautora dos livros “Covid-19: Saúde e interdisciplinaridade” – volume 1 e 2

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Posts Recentes